terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bungee Jump

O Bungee Jump é uma prática esportiva e uma atividade recreativa bastante interativa;
Onde o jumper salta em um vão livre, conectado a um cabo de feixe de elásticos paralelos com equipamentos semelhantes aos de escalada esportiva.Esta interatividade se dá pelo fato de não ser necessário ao participante nenhum contato anterior com esportes de ação, muito menos frequentar cursos ou aulas.


Esse esporte acaba atraindo os aficionados por aventura, na maioria são jovens que estão em busca de novas sensações e adultos tentando aliviar o estresse do dia a dia, numa proporção quase igual entre homens e mulheres.


A Origem:
Diz a lenda que o Bungee Jump começou quando uma mulher da tribo Bunlap, fugindo do seu agressivo marido escalou uma Banyan Tree (tipo de árvore local). Vendo que ele continuava a persegui-la, rapidamente a mulher amarrou cipós nos tornozelos e saltou, alcançando o solo com segurança. Seu marido desesperado saltou em seguida mas sem o auxílio do cipó, morrendo com a queda.

Desde então, os jovens homens desta tribo escalam torres de madeira e saltam amarrados em cipós provando sua bravura.

Estes aborígenes nativos da ilha de Pentecost, situada no Oceano Pacífico Sul começaram a ser conhecidos como "Land Divers" quando a embarcação de pesquisa Yankee da "National Geografics" com dois escritores fotógrafos desembarcaram na ilha.

Na edição de janeiro de 1955 eles contaram ao mundo sobre esses estranhos nativos que tinham o costume de construírem uma torre e em determinada data escalavam essa torre e saltavam em direção ao solo amarrados a cipós.
Em meados de 1979, o clube de esportes perigosos de Oxford, Inglaterra, apresentou ao mundo um novo esporte saltando da ponte Clifton em Bristol, amarrados não por cipós mas por elásticos apropriados para esta prática.

Já nos anos 80, um Neo Zeolandes chamado A. J. Hackett, colocou o Bungee Jump na mídia mundial, realizando um salto perfeito na Torre Eifel, em plena luz do dia de Paris.

De lá para cá milhões de pessoas vem se aventurando nessa nova modalidade esportiva.

Modalidades:
O Bungee Jump pode ser realizado utilizando Guindastes, Pontes, Helicópteros e até Balões.

Em países como a Nova Zelândia, berço do esporte, aventureiros que estiverem dispostos a desembolsar U$300,00, terão a oportunidade de fazer "Heli-bungees" de 100m de queda.

As operações com Bungee Jump à partir de guindastes são mais versáteis, podendo ser montadas em qualquer área livre com no mínimo 300m2, fazendo muito sucesso em Parques de Diversão, Feiras e Eventos com grandes públicos.

Nestes casos os saltos são feitos através do içamento do jumper junto com um jumpmaster através de uma plataforma móvel. Este tipo de salto deve ser feito sobre um colchão de ar para segurança (AirBag) ou sobre água com mínimo 4m de profundidade (piscinas, lagos ou rios).

E ai tem coragem?Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário